Ainda em fase de teste, vidro com tratamento evita formação de gelo e o embaçamento
A novidade do grupo Volkswagen ainda está em fase de pesquisa, mas quando chegar às linhas de montagem ajudará aqueles que vivem em temperaturas extremamente baixas. Junto com um instituto especializado em tecnologia climática, os pesquisadores procuram solucionar os problemas climáticos que afetam os para-brisas com um vidro tratado que evita o acumulo de gelo, mesmo em temperaturas abaixo de -18°C. A tecnologia também evitará que ele embaçe em climas mais quentes.
O segredo dessa tecnologia chamada de “Low-e” (low thermal emissivity ou baixa emissão térmica) é um revestimento incolor aplicado no vidro a base de óxido de índio e estanho, elementos químicos usados nas telas de cristal líquido (LCD). Teoricamente essa camada não deixará os blocos de gelo se acumularem na superfície do vidro, atrasando o resfriamento total do para-brisa.
“A aplicação Low-e não pode prevenir a formação de gelo e condensação, mas pode reduzir drasticamente a probabilidade disso acontecer”, declarou Thomas Drescher, da área de desenvolvimento da Volkswagen. A aplicação dessa tecnologia ainda passará por muitos testes, pois a aplicação química no vidro pode prejudicar as ondas de transmissão de rádio e celulares.